F1ccçã0

Ir em baixo

F1ccçã0

Mensagem por doc em Sab 7 Maio - 8:01



Ficção é qualquer história ou configuração derivada da imaginação - em outras palavras, não baseada estritamente na história ou no fato.


Visão Geral

Em seu uso tradicional mais estreito, a ficção denota qualquer "narrativa literária" , incluindo romances, novelas, contos e peças de teatro.

Mais amplamente, a ficção passou a abranger histórias imaginativas em qualquer formato, incluindo escritos, performances ao vivo, filmes, programas de televisão, animações, jogos (principalmente jogos de vídeo e role-playing games), e assim por diante.





Última edição por doc em Sab 7 Maio - 22:20, editado 1 vez(es)
avatar
doc
Súcia

QG : 19

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: F1ccçã0

Mensagem por 0rqu1d34 em Sab 7 Maio - 8:03



Uma obra de ficção implica o ato inventivo da construção do mundo, portanto, seu público normalmente não espera que ela seja totalmente fiel ao mundo real ao apresentar apenas personagens que são pessoas reais ou descrições que são factualmente verdadeiras.

Em vez disso, o contexto da ficção, geralmente entendido como não aderindo precisamente ao mundo real, é mais aberto à interpretação.

Personagens e eventos dentro de uma obra fictícia podem até ser colocados em seu próprio contexto inteiramente separados do universo conhecido: um universo ficcional independente.


avatar
0rqu1d34
Miembro|de|Oro

QG : 20

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: F1ccçã0

Mensagem por doc em Sab 7 Maio - 8:04



O oposto tradicional da ficção é a não-ficção, uma obra narrativa cujo criador assume a responsabilidade de apresentar apenas a verdade histórica e factual.

A distinção entre ficção e não-ficção, contudo, pode não ser clara em alguns movimentos artísticos e literários recentes, como a literatura pós-moderna.


avatar
doc
Súcia

QG : 19

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: F1ccçã0

Mensagem por 0rqu1d34 em Sab 7 Maio - 8:07


Formatos da Ficção

Tradicionalmente, a ficção inclui romances, contos, fábulas, lendas, mitos, contos de fadas, poesia épica e narrativa, peças de teatro (incluindo óperas, musicais, dramas, peças de fantoches e vários tipos de danças teatrais).

No entanto, a ficção também pode englobar histórias em quadrinhos, e muitos desenhos animados, parar de movimentos, anime, mangá, filmes, videogames, programas de rádio, programas de televisão (comédias e dramas), etc.



avatar
0rqu1d34
Miembro|de|Oro

QG : 20

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: F1ccçã0

Mensagem por doc em Sab 7 Maio - 8:11



A Internet teve um grande impacto na criação e distribuição de ficção, questionando a viabilidade dos direitos autorais como um meio de garantir que os royalties sejam pagos aos detentores dos direitos autorais.

Além disso, bibliotecas digitais como o Project Gutenberg disponibilizam textos de domínio público.

A combinação de computadores domésticos baratos, a Internet e a criatividade de seus usuários também levaram a novas formas de ficção, como jogos de computador interativos ou quadrinhos gerados por computador.


avatar
doc
Súcia

QG : 19

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: F1ccçã0

Mensagem por Esch em Dom 8 Maio - 7:53


Inúmeros fóruns de fan fiction podem ser encontrados on-line, onde seguidores leais de realidades fictícias criam e distribuem histórias derivadas.

A Internet também é usada para o desenvolvimento de ficções de blogs, onde uma história é entregue através de um blog, como ficção em flash ou um blog em série, e ficção colaborativa, onde uma história é escrita sequencialmente por diferentes autores, ou todo o texto pode ser revisado por qualquer um usando um wiki.


avatar
Esch
Cáfila

QG : 25

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: F1ccçã0

Mensagem por Esch em Dom 8 Maio - 7:54



Tipos de Ficção Literária em Prosa incluem:

Breve história: Um trabalho de pelo menos 2.000 palavras, mas abaixo de 7.500 palavras. A fronteira entre um longo conto e uma novela é vaga.

Novella: Um trabalho de pelo menos 7.500 palavras, mas com menos de 50.000 palavras. O Coração das Trevas de Joseph Conrad (1899) é um exemplo de novela.

Novela: um trabalho de 50.000 palavras ou mais.


avatar
Esch
Cáfila

QG : 25

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: F1ccçã0

Mensagem por Esch em Dom 8 Maio - 7:55


Gêneros de Ficção

A ficção é comumente dividida em uma variedade de gêneros: subconjuntos de ficção, cada um diferenciado por um tom ou estilo unificador particular, técnica narrativa, conteúdo de mídia ou critério popularmente definido.

A ficção científica, por exemplo, prediz ou supõe tecnologias que não são realidades na época da criação da obra: o romance de Jules Verne, From the Earth to the Moon, foi publicado em 1865 e somente em 1969 o astronauta Neil Armstrong pousou na lua.


avatar
Esch
Cáfila

QG : 25

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: F1ccçã0

Mensagem por Esch em Dom 8 Maio - 7:58



A ficção histórica coloca personagens imaginários em eventos históricos reais.

No romance histórico Waverley, o personagem fictício de Sir Walter Scott, Edward Waverley, conhece uma figura da história, Bonnie Prince Charlie, e participa da Batalha de Prestonpans.

Algumas obras de ficção são ligeiramente ou grandemente recriadas com base em alguma história originalmente verdadeira ou em uma biografia reconstruída.



avatar
Esch
Cáfila

QG : 25

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: F1ccçã0

Mensagem por Esch em Dom 8 Maio - 7:59



Muitas vezes, mesmo quando a história fictícia é baseada em fatos, pode haver adições e subtrações da história verdadeira para torná-la mais interessante.

Um exemplo é o livro The Things They Carried, de Tim O'Brien, uma série de contos sobre a Guerra do Vietnã.


avatar
Esch
Cáfila

QG : 25

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: F1ccçã0

Mensagem por S4v01r em Qua 13 Jul - 23:15



Trabalhos fictícios que explicitamente envolvem elementos sobrenaturais, mágicos ou cientificamente impossíveis são frequentemente classificados como fantasia, incluindo Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, Harry Potter, de J. K. Rowling, e O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien.

Criadores de fantasia às vezes introduzem criaturas e seres imaginários como dragões e fadas.


avatar
S4v01r
Real|Mojo

QG : 15
Codinome : Bora

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: F1ccçã0

Mensagem por S4v01r em Qua 13 Jul - 23:25


A Ficção Literária é definida como obras ficcionais que são consideradas de mérito literário, distintas da ficção mais comercial ou de "gênero". A distinção pode ser controversa entre críticos e estudiosos.

Neal Stephenson sugeriu que, embora qualquer definição seja simplista, existe hoje uma diferença cultural geral entre ficção literária e de gênero.

Por um lado, os autores literários hoje em dia são freqüentemente apoiados por patronato, com emprego em uma universidade ou instituição semelhante, e com a continuação de tais posições determinadas não pelas vendas de livros, mas pela crítica recebida por outros autores e críticos literários estabelecidos.

Por outro lado, sugere ele, os escritores de ficção tendem a se sustentar com as vendas de livros.
avatar
S4v01r
Real|Mojo

QG : 15
Codinome : Bora

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: F1ccçã0

Mensagem por 4dr14n em Seg 8 Jan - 14:07


No entanto, em uma entrevista, John Updike lamentou que "a categoria de 'ficção literária' surgiu recentemente para atormentar pessoas como eu que apenas começaram a escrever livros, e se alguém quisesse lê-las, ótimo, quanto mais, melhor. Eu sou um tipo de escritor de gênero. Eu escrevo ficção literária, que é como ficção de espionagem ou "chick lit".

Da mesma forma, no The Charlie Rose Show, ele argumentou que este termo, quando aplicado ao seu trabalho, limitava muito a ele e suas expectativas do que poderia vir de sua escrita, então ele realmente não gosta disso. Ele sugeriu que todas as suas obras são literárias, simplesmente porque "elas são escritas em palavras".

A ficção literária freqüentemente envolve comentários sociais, críticas políticas ou reflexões sobre a condição humana.

Em geral, ele se concentra em "estudos de caráter introspectivos e detalhados" de caracteres "interessantes, complexos e desenvolvidos".

Isso contrasta com o gênero de ficção, em que o enredo é a preocupação central.

Normalmente, na ficção literária, o foco está na "história interior" dos personagens que dirigem o enredo, com motivações detalhadas para suscitar "envolvimento emocional" no leitor.

avatar
4dr14n
Miembro|de|Oro

QG : 64

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: F1ccçã0

Mensagem por del em Dom 12 Ago - 15:54


O estilo de ficção literária é frequentemente descrito como "elegantemente escrito, lírico e ... em camadas".

O tom da ficção literária pode ser mais obscuro que o gênero ficção, enquanto o ritmo da ficção literária pode ser mais lento que a ficção popular.

Como Terrence Rafferty observa, "a ficção literária, pela sua natureza, permite-se perdurar, perdendo-se em belezas perdidas, mesmo correndo o risco de perder o seu caminho".

avatar
del
Real|Mojo

QG : 43

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: F1ccçã0

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum