Allegra
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dr. J3k7ll / Mr. H7d3

Ir para baixo

Dr. J3k7ll / Mr. H7d3 Empty Dr. J3k7ll / Mr. H7d3

Mensagem por Moorea Qua 4 Out - 15:32


O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde é uma novela gótica do autor escocês Robert Louis Stevenson, publicado pela primeira vez em 1886. O trabalho também é conhecido como Dr. Jekyll e Mr. Hyde, ou simplesmente Jekyll & Hyde.

É sobre um advogado de Londres chamado Gabriel John Utterson que investiga estranhas ocorrências entre seu velho amigo, Dr. Henry Jekyll, e o malvado Edward Hyde. O impacto da novela é tal que se tornou parte da linguagem, com a própria frase "Jekyll e Hyde" entrando no vernáculo para se referir a pessoas com uma natureza imprevisivelmente dupla: geralmente muito boa, mas às vezes chocantemente maligna.

Moorea
Moorea
Miembro|de|Oro

QG : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Dr. J3k7ll / Mr. H7d3 Empty Re: Dr. J3k7ll / Mr. H7d3

Mensagem por Moorea Qua 4 Out - 15:34


Stevenson há muito se intrigava com a idéia de como as personalidades humanas podem afetar o incorporar da interação do bem e do mal em uma história.

Enquanto ainda adolescente, ele desenvolveu um roteiro para uma peça sobre Deacon Brodie, que mais tarde ele retrabalhou com a ajuda de W. E. Henley e que foi produzido pela primeira vez em 1882.

No início de 1884, ele escreveu o conto "Markheim", que ele revisou em 1884 para publicação em um anuário de Natal.

Moorea
Moorea
Miembro|de|Oro

QG : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Dr. J3k7ll / Mr. H7d3 Empty Re: Dr. J3k7ll / Mr. H7d3

Mensagem por Moorea Qua 4 Out - 15:35


De acordo com seu ensaio, "Um capítulo sobre sonhos" (Scribner's, janeiro de 1888), ele inventou em sua mente uma história e teve um sonho, e , ao despertar , teve a intuição de duas ou três cenas que apareceriam na história Estranho Caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde.

O biógrafo Graham Balfour citou a esposa de Stevenson, Fanny Stevenson:

Nas primeiras horas de uma manhã, [...] fui despertado por gritos de horror de Louis. Pensando que ele teve um pesadelo, eu o acordei. Ele disse com raiva: "Por que você me acordou? Eu estava sonhando um bom conto bogey". Eu o despertei na primeira cena de transformação.

Moorea
Moorea
Miembro|de|Oro

QG : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Dr. J3k7ll / Mr. H7d3 Empty Re: Dr. J3k7ll / Mr. H7d3

Mensagem por Moorea Qua 4 Out - 15:36


Lloyd Osbourne, o enteado de Stevenson, escreveu: "Não acredito que jamais tenha havido tal façanha literária como a escrita do Dr. Jekyll. Lembro-me da primeira leitura como se fosse ontem. Louis desceu com febre; leio quase metade do livro em voz alta, e então, enquanto ainda estávamos ofegantes, ele estava fora de novo e ocupado escrevendo. Eu duvido que o primeiro rascunho demorasse três dias. "

A inspiração também pode ter vindo da amizade do escritor com o professor francês de Edimburgo, Eugene Chantrelle, que foi condenado e executado pelo assassinato de sua esposa em maio de 1878. Chantrelle, que parecia ter uma vida normal na cidade, envenenou a esposa com ópio. Segundo o autor Jeremy Hodges, Stevenson esteve presente durante todo o julgamento e como "as evidências reveladas ele se encontrou, como o Dr. Jekyll, 'horrorizado diante dos atos de Edward Hyde'". Além disso, acreditava-se que o médico havia cometido outros assassinatos, tanto na França quanto na Grã-Bretanha, envenenando suas vítimas nas festas do jantar com um "prato favorito de queijo torrado e ópio".




Moorea
Moorea
Miembro|de|Oro

QG : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Dr. J3k7ll / Mr. H7d3 Empty Re: Dr. J3k7ll / Mr. H7d3

Mensagem por Moorea Qua 4 Out - 15:38


Louis Vivet, um doente mental que sofria de transtorno dissociativo de identidade, chamou a atenção de Frederick W. H. Myers e escreveu a Stevenson depois que a história foi publicada.

Stevenson foi educado em sua resposta, mas rejeitou essa leitura. Como era habitual, a senhora Stevenson leria o rascunho e ofereceria as suas críticas à margem. Robert Stevenson foi confinado à cama na ocasião de uma hemorragia. Portanto, ela deixou seus comentários com o manuscrito e Robert no banheiro.

Ela disse que, na verdade, a história era realmente uma alegoria, mas Robert estava escrevendo como uma história. Depois de um tempo, Robert a chamou de volta para o quarto e apontou para uma pilha de cinzas: ele queimou o manuscrito com medo de tentar salvá-lo e, no processo, forçou-se a começar do nada, escrevendo uma história alegórica. como ela havia sugerido.

Estudiosos debatem se ele realmente queimou seu manuscrito; não há evidência factual direta para a queima, mas ela continua sendo parte integrante da história da novela.

Moorea
Moorea
Miembro|de|Oro

QG : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Dr. J3k7ll / Mr. H7d3 Empty Re: Dr. J3k7ll / Mr. H7d3

Mensagem por Moorea Qua 4 Out - 15:40


Stevenson reescreveu a história em três a seis dias. Vários biógrafos posteriores alegaram que Stevenson estava drogado durante a frenética reescrita; por exemplo, a história revisionista de William Gray, A Literary Life (2004), disse que ele usou cocaína, enquanto outros biógrafos disseram que ele usava ergot.

No entanto, a história padrão, de acordo com os relatos de sua esposa e filho (e ele próprio), diz que ele estava de cama e doente enquanto escrevia.

De acordo com Osbourne, "O mero feito físico foi tremendo e, em vez de prejudicá-lo, despertou e o aplaudiu inexprimivelmente".

Ele continuou a refinar o trabalho por quatro a seis semanas após a reescrita inicial. A novela foi escrita na cidade litorânea de Bournemouth, no sul da Inglaterra, onde Stevenson se mudou devido a problemas de saúde, para se beneficiar do ar marinho e do clima mais quente do sul.

O nome Jekyll foi emprestado do reverendo Walter Jekyll, um amigo de Stevenson e irmão mais novo da horticulturalista e paisagista Gertrude Jekyll.


Moorea
Moorea
Miembro|de|Oro

QG : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Dr. J3k7ll / Mr. H7d3 Empty Re: Dr. J3k7ll / Mr. H7d3

Mensagem por Moorea Qua 4 Out - 15:41


Enredo


Gabriel John Utterson e seu primo Richard Enfield alcançam a porta de uma casa grande em sua caminhada semanal.

Enfield diz a Utterson que meses atrás ele viu um homem de aparência sinistra chamado Edward Hyde atropelar uma menina depois de acidentalmente esbarrar nela. Enfield forçou Hyde a pagar £ 100 para evitar um escândalo. Hyde os trouxe até esta porta e forneceu um cheque assinado por um respeitável cavalheiro (mais tarde revelado ser o doutor Henry Jekyll, um amigo e cliente de Utterson). Utterson está perturbado porque Jekyll mudou recentemente seu testamento para tornar Hyde o único beneficiário. Utterson teme que Hyde esteja chantageando Jekyll. Quando Utterson tenta discutir Hyde com Jekyll, Jekyll fica pálido e pede que Hyde seja deixado sozinho.

Uma noite em outubro, um criado vê Hyde espancado até a morte, Sir Danvers Carew, outro dos clientes de Utterson. A polícia contata Utterson, que leva os policiais ao apartamento de Hyde. Hyde desapareceu, mas eles encontram metade de uma bengala quebrada. Utterson reconhece a cana como uma que ele deu a Jekyll. Utterson visita Jekyll, que mostra uma nota de Utterson, supostamente escrita para Jekyll por Hyde, pedindo desculpas pelo problema que causou. No entanto, a caligrafia de Hyde é semelhante à de Utterson, do próprio Jekyll, para concluir que Jekyll forjou a nota para proteger Hyde.

Moorea
Moorea
Miembro|de|Oro

QG : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Dr. J3k7ll / Mr. H7d3 Empty Re: Dr. J3k7ll / Mr. H7d3

Mensagem por Moorea Qua 4 Out - 15:42


Por dois meses, Jekyll reverte a sua antiga maneira sociável, mas no início de janeiro, ele começa a recusar visitantes. O dr. Hastie Lanyon, um conhecido em comum de Jekyll e Utterson, morre de choque depois de receber informações relacionadas a Jekyll. Antes de sua morte, Lanyon dá a Utterson uma carta para ser aberta após a morte ou desaparecimento de Jekyll. No final de fevereiro, durante outro passeio com Enfield, Utterson começa uma conversa com Jekyll em uma janela de seu laboratório. Jekyll de repente bate a janela e desaparece.

No início de março, o mordomo de Jekyll, o sr. Poole, visita Utterson e diz que Jekyll se isolou em seu laboratório por semanas. Utterson e Poole invadem o laboratório, onde encontram Hyde vestindo as roupas de Jekyll e aparentemente morrendo de suicídio. Eles encontram uma carta de Jekyll para Utterson. Utterson lê a carta de Lanyon, depois a de Jekyll. A carta de Lanyon revela que sua deterioração resultou do choque de ver Hyde beber um soro que o transformou em Jekyll. A carta de Jekyll explica que ele se entregou a vícios não declarados e temia a descoberta. Ele encontrou uma maneira de se transformar e, assim, satisfazer seus vícios sem medo de detecção. A personalidade transformada de Jekyll, Hyde, era má, auto-indulgente e indiferente a qualquer um que não fosse ele mesmo. Inicialmente, Jekyll controlou as transformações com o soro, mas uma noite em agosto, ele se tornou Hyde involuntariamente durante o sono.

Moorea
Moorea
Miembro|de|Oro

QG : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Dr. J3k7ll / Mr. H7d3 Empty Re: Dr. J3k7ll / Mr. H7d3

Mensagem por Moorea Qua 4 Out - 15:44


Jekyll resolveu deixar de se tornar Hyde. Uma noite, ele teve um momento de fraqueza e bebeu o soro. Hyde, furioso por ter ficado enjaulado por tanto tempo, matou Carew.

Horrorizado, Jekyll tentou mais inflexivelmente parar as transformações. Então, no início de janeiro, ele se transformou involuntariamente enquanto estava acordado. Longe de seu laboratório e caçado pela polícia como um assassino, Hyde precisava de ajuda para evitar a captura. Ele escreveu para Lanyon (na mão de Jekyll), pedindo a seu amigo que trouxesse produtos químicos de seu laboratório.

Na presença de Lanyon, Hyde misturou as substâncias químicas, bebeu o soro e transformou-se em Jekyll. O choque da visão instigou a deterioração e a morte de Lanyon. Enquanto isso, as transformações involuntárias de Jekyll aumentavam em frequência e exigiam doses cada vez maiores de soro para reverter. Foi uma dessas transformações que fez com que Jekyll batesse a janela em Enfield e Utterson.


Moorea
Moorea
Miembro|de|Oro

QG : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Dr. J3k7ll / Mr. H7d3 Empty Re: Dr. J3k7ll / Mr. H7d3

Mensagem por Moorea Qua 4 Out - 15:46


Por fim, um dos produtos químicos usados no soro ficou em baixa, e os lotes subsequentes preparados a partir de novos estoques não funcionaram.
Jekyll especulou que um dos ingredientes originais deve ter alguma impureza desconhecida que o fez funcionar. Percebendo que ele ficaria transformado como Hyde, Jekyll decidiu escrever sua "confissão".

Ele terminou a carta escrevendo: "Eu acabo com a vida daquele infeliz Henry Jekyll".

Moorea
Moorea
Miembro|de|Oro

QG : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Dr. J3k7ll / Mr. H7d3 Empty Re: Dr. J3k7ll / Mr. H7d3

Mensagem por Moorea Qua 4 Out - 15:49


Personagens



Gabriel John Utterson

Dr. Henry Jekyll / Sr. Edward Hyde

Richard Enfield

Dr. Hastie Lanyon

Mr. Poole

Inspetor Newcomen

Sir Danvers Carew, MP (Membro do Parlamento)

Empregada

Moorea
Moorea
Miembro|de|Oro

QG : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Dr. J3k7ll / Mr. H7d3 Empty Re: Dr. J3k7ll / Mr. H7d3

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos