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Mensagem por Manuae Dom 14 Fev - 21:06



Outra pesquisa recente também mostrou que sonhar acordado, bem como sonhar noturno, é uma época em que o cérebro consolida a aprendizagem.

Sonhar acordado também pode ajudar as pessoas a resolver problemas e alcançar o sucesso. Pesquisas com fMRI mostram que áreas do cérebro associadas à resolução de problemas complexos são ativadas durante episódios de devaneios.

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Mensagem por 4dr14n Dom 14 Fev - 21:10


A pesquisa do psicólogo de Harvard, Deirdre Barrett, descobriu que as pessoas que vivenciam imagens mentais vívidas em sonhos reservam a palavra para essas, enquanto muitas outras pessoas quando falam sobre devaneios referem-se a imagens mais suaves, planejamento futuro realista, revisão de memórias passadas ou apenas "espaçamento".


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Mensagem por Manuae Dom 14 Fev - 21:11



A Visualização Criativa é o processo cognitivo de gerar propositalmente imagens mentais visuais, com os olhos abertos ou fechados, simulando ou recriando a percepção visual, para manter, inspecionar e transformar essas imagens, consequentemente modificando suas emoções ou sentimentos associados, com a intenção de experimentar um subsequente efeito fisiológico, psicológico ou social benéfico, como a aceleração da cicatrização de feridas no corpo, minimizando a dor física, aliviando a dor psicológica, incluindo ansiedade, tristeza e humor, melhorando a autoestima ou a autoconfiança e aumentando a capacidade para lidar ao interagir com os outros.

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Mensagem por 4dr14n Dom 14 Fev - 21:13

Mentis Oculi


A noção de "olho da mente" remonta pelo menos à referência de Cícero ao Mentis Oculi durante sua discussão do uso apropriado do símile pelo símile.

Nessa discussão, Cícero observou que as alusões aos "Syrtis de seu patrimônio" e "Charybdis de suas posses" envolviam símiles que eram "demasiadamente improváveis"; e ele aconselhou o orador a, em vez disso, falar apenas de "a rocha" e "o abismo" (respectivamente) - sob o argumento de que "os olhos da mente são mais facilmente direcionados para aqueles objetos que vimos, do que para aqueles que só ouvimos ".

O conceito de "olho da mente" apareceu pela primeira vez em inglês no Conto do Homem de Lei de Chaucer (c.1387) em seus Contos de Canterbury, onde ele nos conta que um dos três homens que moravam em um castelo era cego e só podia ver com "os olhos de sua mente"; ou seja, aqueles olhos "com os quais todos os homens vêem depois de terem se tornado cegos".

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Mensagem por Manuae Dom 14 Fev - 21:14



O cérebro é capaz de criar outros tipos de imagens mentais, além de imagens visuais, simulando ou recriando a experiência perceptual em todas as modalidades sensoriais, incluindo imagens auditivas de sons, imagens gustativas de gostos, imagens olfativas de cheiros, imagens motoras de movimentos, e imagens hápticas do toque, incorporando textura, temperatura e pressão.

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Mensagem por 4dr14n Dom 14 Fev - 21:16



Não obstante a capacidade de gerar imagens mentais através das modalidades sensoriais, o termo "visualização criativa" significa o processo pelo qual uma pessoa gera e processa imagens visuais mentais especificamente.


.

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Mensagem por Manuae Dom 14 Fev - 21:18



No entanto, a visualização criativa está intimamente relacionada e é frequentemente considerada como uma parte da imaginação guiada.

Na imaginação guiada, um praticante ou professor treinado ajuda um participante ou paciente a evocar e gerar imagens mentais que simulam ou recriam a percepção sensorial de imagens, sons, gostos , cheiros, movimentos, e tato, bem como conteúdo imaginativo ou mental que o sujeito participante experimenta como desafiadoras categorias sensoriais convencionais.

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Mensagem por 4dr14n Dom 14 Fev - 21:19


Todavia, as imagens mentais visuais e auditivas são relatadas como as mais comumente experimentadas pelas pessoas, em experimentos controlados e quando participam de imagens guiadas, com imagens permanecendo as mais extensivamente pesquisadas e documentadas na literatura científica.

Todas as imagens mentais, incluindo as imagens visuais geradas através da visualização criativa, podem precipitar ou estar associadas a fortes emoções ou sentimentos.


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Mensagem por Manuae Dom 14 Fev - 21:22


A aplicação terapêutica da visualização criativa visa educar o paciente na alteração do imaginário mental, o que, por sua vez, contribui para a mudança emocional.

Especificamente, o processo facilita o paciente a substituir imagens que agravam a dor física, exacerbam a dor psicológica, reafirmam debilitação, lembram e reconstroem eventos angustiantes, ou intensificam sentimentos perturbadores como desesperança e ansiedade, com imagens que enfatizam e precipitam conforto físico, clareza cognitiva, e equanimidade emocional.

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Mensagem por 4dr14n Dom 14 Fev - 21:23


Este processo pode ser facilitado por um praticante ou professor em pessoa para um indivíduo ou um grupo.

Alternativamente, os participantes ou pacientes podem seguir a orientação fornecida por uma mídia de gravação de som, vídeo ou audiovisual que compreende instrução falada que pode ser acompanhada por música ou som.

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Mensagem por Manuae Dom 14 Fev - 21:26



Seja fornecida pessoalmente ou transmitida via mídia, a instrução verbal consiste em palavras, muitas vezes pré-programadas, destinadas a direcionar a atenção do participante para imagens mentais visuais geradas intencionalmente que precipitam uma resposta psicológica e fisiológica positiva, incorporando maior relaxamento mental e físico e diminuição do estresse mental e físico.

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Mensagem por 4dr14n Dom 14 Fev - 21:30


De acordo com a teoria computacional da imagética, que é derivada da psicologia experimental, o processo de visualização criativa compreende quatro estágios:

O estágio 1 é "Geração de Imagem".
Isso envolve a geração de imagens mentais, da memória, da fantasia ou de uma combinação de ambas.


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Mensagem por P3t4l4 Dom 14 Fev - 21:33




O estágio 2 é "Manutenção de Imagem".

Envolve a manutenção intencional ou a manutenção de imagens, sem as quais uma imagem mental está sujeita à rápida decadência, e não permanece por tempo suficiente para prosseguir para os próximos estágios.


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Mensagem por 4dr14n Dom 14 Fev - 21:34



O estágio 3 é "Inspeção de Imagem".

Nesse estágio, uma vez gerada e mantida, uma imagem mental é inspecionada e explorada, elaborada em detalhes e interpretada em relação ao participante. Isso geralmente envolve um processo de varredura, pelo qual o participante direciona a atenção para toda a imagem, simulando mudanças na perspectiva perceptual.

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Mensagem por P3t4l4 Dom 14 Fev - 21:38


Estágio 4 é "Transformação de Imagem".

Nessa etapa, o participante transforma, modifica ou altera o conteúdo das imagens mentais geradas, de modo a substituir imagens que provocam sentimentos negativos, são indicativos de sofrimento e exacerbam a dor psicológica, ou que reafirmam a incapacidade ou debilitação, para aqueles que provocam emoção positiva e são sugestivos de autonomia, capacidade de lidar e um maior grau de aptidão mental e capacidade física.


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Mensagem por 4dr14n Dom 14 Fev - 21:43


Para que o participante se beneficie desse processo encenado de visualização criativa, ele ou ela deve ser capaz ou suscetível à absorção, que é uma "abertura para absorver e auto-alterar as experiências".

Além disso, o processo de processamento de imagens visuais impõe consideráveis exigências aos recursos cognitivos de atenção, incluindo a memória operacional.

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Mensagem por P3t4l4 Dom 14 Fev - 21:46



Consequentemente, na prática clínica, a visualização criativa é frequentemente fornecida como parte de uma estratégia multimodal que integra outras intervenções, mais comumente a meditação guiada ou alguma forma de praxe meditativa, técnicas de relaxamento e música de meditação ou musicoterapia receptiva, porque esses métodos podem aumentar a capacidade do participante ou do paciente ou a suscetibilidade à absorção, aumentar o controle da atenção e reabastecer os recursos cognitivos necessários, aumentando assim a eficácia potencial da visualização criativa.



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Mensagem por 4dr14n Dom 14 Fev - 21:48


Indivíduos com TDAH frequentemente exibem um maior potencial criativo e uma capacidade aumentada de produzir e visualizar ideias verbais e não-verbais únicas.

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Mensagem por P3t4l4 Dom 14 Fev - 21:56



Porém, eles também mostram uma capacidade mais fraca de gerar soluções criativas quando recebem critérios restritivos, como procedimento, praticidade e tempo.

Essa fraqueza se deve à disfunção executiva e à rigidez cognitiva, que freqüentemente são co-mórbidas com o TDAH.

As fraquezas de atenção, foco e motivação são exacerbadas pela frustração da rigidez, tornando a conceitualização criativa substancialmente mais difícil quando as diretrizes são dadas.



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Mensagem por 4dr14n Dom 14 Fev - 21:58



No entanto, o aumento do raciocínio mental, o pensamento lateral e a persistência do TDAH permitem um pensamento mais inovador.

Como resultado, enquanto indivíduos afetados são capazes de visualizar abstrações mais criativas e originais, ficam aquém de criar e finalizar idéias quando recebem critérios específicos.



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Mensagem por P3t4l4 Dom 14 Fev - 21:59


Embora as imagens mentais visuais e auditivas sejam relatadas como sendo as mais freqüentemente experimentadas por pessoas e mesmo com imagens permanecendo o mais extensivamente pesquisado e documentado na literatura científica, sob o termo "visualização criativa", é muito menos usado em publicações científicas, ou revisado por pares e acadêmicas do que o termo "imagens guiadas", que os autores de pesquisas usam comumente para indicar a geração, manutenção, inspeção e transformação de imagens mentais em todas as modalidades, e em referindo-se ao processamento de imagens visuais exclusiva e especificamente.

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Mensagem por 4dr14n Dom 14 Fev - 22:01





Além disso, alguns autores usam o termo "visualização criativa" de forma intercambiável com "imagens guiadas".

Enquanto isso, outros se referem a imagens guiadas de forma a indicar que inclui visualização criativa.

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Mensagem por P3t4l4 Dom 14 Fev - 22:02


Os autores investigativos, clínicos, científicos e acadêmicos freqüentemente medem, analisam e discutem os efeitos da visualização criativa e da imaginação guiada coletiva e inseparavelmente de outras intervenções mente-corpo com as quais são comumente combinadas, incluindo música de meditação ou musicoterapia receptiva, relaxamento, meditação guiada ou práxis meditativa, diário ou diário auto-reflexivo, com o resultado de que muitas vezes é difícil atribuir resultados positivos ou negativos a qualquer uma das técnicas específicas.

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Mensagem por 4dr14n Dom 14 Fev - 22:05


Em resumo dos resultados das pesquisas, A Visualização Criativa pode ajudar as pessoas com câncer a se sentirem mais positivas, mas não há "evidências convincentes para sugerir efeitos positivos em sintomas físicos, como náuseas e vômitos".
.

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Mensagem por P3t4l4 Dom 14 Fev - 22:07


A Visualização Criativa é, também, um dos Conceitos,
oriundos da Psicologia, que formam o que hoje se chama Magia Maior.
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Mensagem por 4dr14n Dom 14 Fev - 22:09


Os outros Conceitos Formadores são:

Conceitos:

Energia Adrenal, Autossugestão, Catarse, Direção Elementar / Cardeal Clássica, Drama do Armário, Visualização Criativa, Fluxo, Forças da Natureza, Imaginação, Pensamento Mágico, Energia Mental, Olho Mental, Poder da Sugestão, Psicodrama, Psicoterapia, Auto Hipnose, Sincronicidade, Suspensão Intencional da Descrença, Pensamento Desejoso.


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Mensagem por P3t4l4 Dom 14 Fev - 22:11


Um Drama no Armário é uma peça que não se destina a ser executada no palco, mas sim lida por um leitor solitário ou, às vezes, em voz alta em um pequeno grupo.

O contraste entre o Drama no Armário e os dramas clássicos de "palco" remonta ao final do século XVIII. Embora de natureza não-performativa, o Drama no Armário é "um produto bastante legítimo da arte literária".

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Mensagem por 4dr14n Dom 14 Fev - 22:13


Um drama no armário (ou peça de armário) é uma peça criada principalmente para a leitura, e não para a produção.

Os dramas de armários são tradicionalmente definidos em termos mais restritos como pertencentes a um gênero de escrita dramática despreocupada com a técnica de palco.

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Mensagem por P3t4l4 Dom 14 Fev - 22:15


A estabilidade é apenas um dos aspectos do drama do armário: historicamente, os dramaturgos podem escolher o gênero de escrita dramática "oculta" para evitar a censura de suas obras, por exemplo, no caso de tragédias políticas.

O drama do armário também tem sido usado como um modo de escrita dramática para aqueles sem acesso ao teatro comercial, e neste contexto tornou-se intimamente associado com a escrita das mulheres modernas primeiras.

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Mensagem por 4dr14n Dom 14 Fev - 22:17


Os dramas do armário foram publicados em forma de manuscrito, incluindo dramatis personae e elaboradas instruções de palco, permitindo aos leitores imaginar o texto como se estivesse sendo executado.

Isso criou uma "fusão incomumente estreita entre livro e leitor, uma vez que se esforça para estimular a imaginação teatral".

Os dramaturgos não precisaram se preocupar com a pressão para impressionar o público, porque o público era quem eles escolhiam. Assim, foi considerado um estilo libertador de escrita.

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Mensagem por P3t4l4 Dom 14 Fev - 22:19


Marta Straznicky descreve a forma como "parte de uma matriz cultural maior, na qual espaços fechados, comunidades interpretativas seletivas e divergências políticas estão alinhadas".

A impressão é o fator crucial por trás dos dramas no armário: "uma peça que não é destinada ao desempenho comercial pode, no entanto, cruzar entre a leitura privada e a esfera pública" através desse meio.


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Mensagem por 4dr14n Dom 14 Fev - 22:21


No início do período moderno, as escritoras que não conseguiam "usar sua voz" em público eram capazes de enfatizar suas opiniões usando a forma de dramas no armário. Esta saída para a comunicação forneceu às mulheres a capacidade de "se engajar no discurso político sem expor seus pontos de vista a um público indiscriminado", já que eles poderiam optar por restringir seus leitores.

No entanto, a escrita das mulheres pode ser influenciada por pressões e ocorrências da sociedade.

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Mensagem por P3t4l4 Dom 14 Fev - 22:24


Margaret Lucas Cavendish, autora de quatorze volumes de fólio, explorou dramas de escritores durante seu exílio e tornou-se uma das mais conhecidas mulheres dramaturgas devido ao seu interesse por natureza filosófica.

Embora vivendo em relativa opressão, as mulheres lidavam com os riscos da vergonha pública e da rejeição no esforço de ter sua escrita reconhecida.

Outras mulheres notáveis envolvidas no drama do armário incluem Anne Finch, Jane Lumley e Elizabeth Cary.

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Mensagem por 4dr14n Dom 14 Fev - 22:27



Os diálogos filosóficos de antigos escritores gregos e romanos, como os de Platão, foram escritos em forma de conversas entre "personagens" e são, nesse aspecto, semelhantes a dramas fechados, muitos dos quais apresentam pouca ação, mas são muitas vezes ricos em filosófica retórica.

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Mensagem por Manuae Dom 14 Fev - 22:30



Começando com Friedrich von Schlegel, muitos argumentaram que as tragédias de Sêneca, o Jovem, no primeiro século dC, foram escritas para serem recitadas em pequenos grupos, em vez de serem executadas.

Embora essa teoria tenha se tornado amplamente difundida na história do teatro, não há evidências que sustentem a alegação de que suas peças deveriam ser lidas ou recitadas em pequenas reuniões dos ricos. O imperador Nero, um aluno de Sêneca, pode ter se apresentado em alguns deles. Parte do drama da Idade Média era do tipo teatro-armário, como o drama de Hroswitha de Gandersheim e o debate de poemas de forma quase dramática.


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Mensagem por P3t4l4 Dom 14 Fev - 22:32


Nos Teatros Elisabetano e Jacobino

Fulke Greville, Samuel Daniel, Sir William Alexander e Mary Sidney escreveram dramas no armário na época de Shakespeare e Jonson.

Entre 1642 e 1660, o governo inglês proibiu o desempenho público. Durante esse tempo, o playreading tornou-se um "substituto" para o playgoing. Assim, dramaturgos foram levados a assumir "objetivos propagandistas" contra o parlamento e tópicos além do teatro em seus escritos, o que significa que a leitura desse tipo de trabalho poderia ser considerada um ato revolucionário.

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Mensagem por Manuae Dom 14 Fev - 22:35

No entanto, os dramaturgos podiam escrever em relativa segurança, protegidos pelos meios anônimos de impressão.

Thomas Killigrew é um exemplo de um dramaturgo de teatro que se voltou para o drama do armário quando suas peças não puderam mais ser produzidas durante esse período; ele estava exilado da Inglaterra durante a Guerra Civil Inglesa.

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Mensagem por P3t4l4 Dom 14 Fev - 22:36


Após a Restauração, em 1660, alguns autores continuaram a favorecer o drama do armário, provando que a forma "servia a uma função cultural distinta da do drama comercial".

A peça de John Milton, Samson Agonistes, escrita em 1671, é um exemplo do drama moderno inicial que nunca foi planejado para o palco.




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Mensagem por Manuae Dom 14 Fev - 22:38


Século XIX

Vários dramas de armários em verso foram escritos na Europa depois de 1800; estas peças foram em grande parte inspiradas em modelos clássicos.

Fausto, Parte 1 e Fausto, Parte 2 por Johann Wolfgang von Goethe, entre as peças mais aclamadas da história da literatura alemã, foram escritas como dramas de armário, embora ambos peças de teatro têm sido frequentemente encenadas.

Lord Byron, Percy Bysshe Shelley e Alexander Pushkin dedicaram muito tempo ao drama do closet.

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Mensagem por 3str3l4 Dom 14 Fev - 22:42


A popularidade do drama no armário neste momento foi tanto um sinal quanto uma reação ao declínio da tragédia do verso no palco europeu no século XIX.

Os gostos populares no teatro estavam mudando em direção ao melodrama e à comédia e havia pouco apelo comercial na encenação de tragédias em versos (embora Coleridge, Robert Browning e outros tenham escrito dramas em versos que foram encenados nos teatros comerciais).

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